Nelson Freire e OSBA
Pianista mineiro de prestígio internacional, Nelson Freire é a terceira atração daSÉRIE TCA 2014 – Ano XIX e se apresentará como solista ao lado da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) no dia 22 de agosto (sexta-feira). O concerto vai acontecer às 21h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves e terá regência deCarlos Prazeres, atual curador artístico da OSBA. Os ingressos começam ser vendidos a partir do dia 08 de agosto.
O repertório da noite incluirá duas obras de famosos compositores e pianistas do período romântico: a Sinfonia nº3 “Escocesa”, do alemão Felix Mendelssohn (1809-1847) e Piano Concerto nº2 em Fá Menor Op. 21 do polonês Frédéric Chopin (1810-1849). O público baiano poderá conferir uma noite especial com o pianista, que neste ano completa 70 anos e vem realizando uma nova temporada de parcerias, recitais, concerto e gravações.
Nelson Freire é considerado um dos mais sólidos intérpretes do chamado grande repertório, por dominar com surpreendente sensibilidade e técnica a obra de compositores como Beethoven, Chopin e Debussy, entre outros. Também ganhou pela revista Times o título de “um dos maiores pianistas dessa ou de qualquer outra geração”. A Série TCA é uma realização do Teatro Castro Alves, através daFundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
NELSON FREIRE (Solista) – Nascido na cidade de Boa Esperança, interior de Minas Gerais, foi criado no Rio de Janeiro. Tornou-se uma estrela no cenário internacional com uma trajetória de cinco décadas, onde se apresentou em cerca de 70 países. Seus discos obtiveram os prêmios Diapason d’Or, o Grand Prix du Disque, e oGramophone Awards. Nelson Freire já se presenteou com os regentes de maior prestígio como Gergiev, Kempe, Kubelik, Temirkanov, Osawa, Chailly, Dutoit, Previn, Boulez, Maazel e Masur. Suas atuações com grandes conjuntos incluem as orquestras Filarmônicas de Berlim, Londres, Nova York e Israel, a Concertgebouw de Amsterdam, as Orquestras de Paris, Munique, Tóquio e as orquestras Sinfônicas de Boston, Chicago e Viena.
Data: 22/08/2014